John Erskine: A natureza do Pacto no monte Sinai – Parte II

O propósito dessa série de postagens (parte 1) é apresentar o resumo da obra de John Erskine (1721-1803) que responde, negativamente, as seguintes questões: “O Pacto no Monte Sinai prometia vida eterna?”, “O Pacto de Graça é o cumprimento do Pacto no Sinai?”. 

A Natureza do Pacto no Monte Sinai

Deus foi uma das partes no Pacto do Sinai. Ele se pactuou com Israel sob um caráter de rei da nação Jz 8.23; 1Sm 8.7; 12.12. E, agindo como tal, dispôs para a nação oficiais, fez guerra e paz, exigiu tributo, promulgou leis, puniu com a morte a infidelidade e defendeu o território dos ataques inimigos.

No Pacto do Sinai, porém, Deus se revelou para Israel com o príncipe temporário e deu leis que pretendiam conduzir a nação mais externamente do que regular os atos do coração, por isso um ato era próprio em determinadas situações e em outras não; Dt 14.21; 23.10-14; Lv 3.17 – Ex 29.13. Utensílios sacerdotes, ritos solenes, sacrifícios, festas e dias sagrados, comemorações de benefícios externos foram todos recebidos do poder real de Deus.

A fidelidade e obediência dos judeus não foram asseguradas pelo dom e influência do Espírito Santo necessários à produção de fé e amor; Dt 29.3-4. Por mostrar externamente a majestade e a grandeza, promovia-se uma sujeição servil mais do que uma glamourosa obediência de filho. Deus, como marido para a igreja evangélica, reivindicou de seu povo afeições e louvores internos e aceitou somente as adorações realizadas em espírito e verdade. Ele garantiu o dom e influências do Espírito Santo Ef 1.13-14. Por isso Os 2.16 diz que no tempo do evangelho o homem não mais o chamará Baali (meu Senhor), mas Ishi (meu marido).

Anúncios

Um comentário sobre “John Erskine: A natureza do Pacto no monte Sinai – Parte II

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.